Processos de criação Disney

Como se inspirar com os processos de criatividade da Disney?

Às vezes, parece que o nosso fluxo criativo dá uma travada, não é verdade? Aí é melhor parar para respirar e buscar novas referências para as criações. Dica: já pesquisou os processos de criatividade da Disney? A forma como seu criador pensou os processos é ímpar e continua sendo um parâmetro interessantíssimo de se observar e, claro, de se aplicar também.

Por isso, trazemos hoje um pouco da história desse brilhante artista empreendedor para que você se inspire e aguce sua criatividade. Veja como ele uniu o motivacional e a eficiência em sua forma de trabalhar e lidar com pessoas.

Breve histórico Disney

A empresa foi fundada em 1926 pelos irmãos Roy e Walt Disney, que já haviam investido na abertura de outra companhia três anos antes. Oswaldo, o coelho sortudo, foi um sucesso e uma grande frustração, já que os irmãos perderam seus direitos autorais.

A virada de mesa veio mesmo em 1928, quando foi criado o camundongo Mickey Mouse, o grande embaixador e mascote da empresa.

Os longas-metragens vieram a partir de 1937 com a animação “Branca de Neve e os Sete Anões”. Em 1955 começa a funcionar a Disneyland, na Califórnia, e em 1966 falece Walt Disney.

Entre altos e baixos, a companhia foi aos poucos se fortalecendo até se tornar o que é hoje, um dos maiores conglomerados do ramo de entretenimento do mundo.

Aprendendo com os processos de criatividade da Disney

Sendo Walt Disney um inovador na arte da narrativa, seus talentos não se limitavam à prancheta de desenhos ou à habilidade com o pincel e nanquim. Vanguardista também na hora de produzir e supervisionar os projetos, ele sempre surpreendia com seu pensamento incomum. Veja como funciona o seu sistema.

O sonhador

É a hora de acreditar que tudo é possível. Nessa reunião, forma-se uma espécie de círculo de brainstorming e todas as ideias são colocadas na mesa. A criação é livre e o espaço é reservado e devidamente preparado para a produção de ideias. Conceitos como certo e errado são desconstruídos nesse estágio. O esforço é em deixar fluir o mundo dos sonhos e do lúdico.

As críticas vêm mais à frente e não são incentivadas nesse momento.

O realista

Descendo das nuvens para fixar os pés no chão. É preciso encarar a realidade, ser ponderado e separar o possível do impossível. É o momento de transformar algo do imaginativo em tangível. Sabe aquele papo de que o segredo do sucesso tem muito a ver com inspiração, mas principalmente com transpiração? Pois é hora de botar a mão na massa e fazer acontecer. O formato de reunião adotado é o semicircular.

O crítico

É preciso reconhecer as falhas e possíveis erros na hora de imaginar, criar e executar uma ideia. Esse é o papel do crítico que analisa e experimenta o universo proposto. A ideia não é criticar o sonhador e o executor, mas o sonho e o projeto de execução.

Nos processos de criatividade da Disney o crítico precisa se afastar da obra para que possa livremente entendê-la e analisá-la.

Independentemente de qual seja o segmento criativo em que você atua, seja por hobby ou profissionalmente, é possível aplicar esses três pontos ou momentos em seu processo de criação.

Mesmo atuando sozinho em casa, faça o momento do sonho buscando as mais variadas referências e dando asas à imaginação. No próximo passo, desça das nuvens, separe a realidade da imaginação e seja proporcionalmente crítico para não deixar os pontos sem nós e identificar os possíveis equívocos na ideia e em sua execução.

Conseguiu se inspirar com os processos de criatividade da Disney? Faça a tentativa e veja se vai dar certo. Mas, tem de levar a sério, viu? Ficar só no imaginativo não levará você a lugar algum.

Se gostou do texto de hoje, compartilhe com os amigos em suas redes sociais! Assim mais pessoas podem melhorar seu fluxo criativo.

Quer receber mais conteúdos como esse ?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This